Se você atua como afiliado do Personare e recebe comissões pelas suas vendas, é importante saber como lidar com a emissão de notas fiscais e a declaração do Imposto de Renda (IR). Veja abaixo como funciona:
Preciso emitir nota fiscal?
Atualmente, não é necessário emitir nota fiscal para receber sua comissão, pois os pagamentos são feitos via plataformas intermediárias, como Hotmart, que gerenciam a distribuição das comissões e já emitem os comprovantes legais necessários para o processo.
Se no futuro a política mudar e a comissão passar a ser feita diretamente pelo Personare, informaremos sobre a obrigatoriedade de nota fiscal.
Como declaro minha comissão no Imposto de Renda?
As comissões recebidas como afiliado são consideradas rendimentos tributáveis e, portanto, devem ser declaradas no seu Imposto de Renda anual como “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica”.
Você pode usar o informe de rendimentos disponibilizado pela plataforma intermediária (como a Hotmart) ou registrar os valores recebidos mês a mês em sua declaração, com base nos extratos bancários e comprovantes.
Importante: Caso você tenha ultrapassado o limite de isenção anual definido pela Receita Federal, a declaração é obrigatória.
Dica extra:
Se você atua como afiliado com frequência e recebe comissões com valores expressivos, pode ser interessante conversar com um contador para analisar a possibilidade de abrir um MEI ou outro tipo de CNPJ que permita a emissão de nota fiscal e garanta maior regularidade fiscal.
Atualizações e suporte
A equipe do Personare está disponível para esclarecer dúvidas relacionadas à parceria, mas não oferece suporte fiscal ou contábil individualizado. Para orientações personalizadas, recomendamos buscar auxílio profissional.
Links internos sugeridos:
Se ainda restarem dúvidas, fale com a nossa equipe de suporte.