No Curso Básico de Astrologia, o astrólogo Alexey Dodsworth, nos apresenta à metáfora da relação estabelecida por cada elemento com um copo de vinho.
Assim, compreendemos que, o elemento Terra se relaciona com o mundo a partir dos sentidos do corpo humano, ou seja, é necessário que esse elemento toque, cheire, sinta o gosto. Enfim, entre em contato direto com o seu objeto de análise para se relacionar e extrair dele significado.
Já o elemento Fogo, se relaciona com o mundo de forma mítica e intuitiva, para esse elemento é necessário associar as relações que ele estabelece no campo físico com uma ótica simbólica e espiritual, da qual, possa extrair significados, pois para ele “nada nunca ocorre por acaso”.
Enquanto isso, o elemento Água estabelece relações com o mundo a partir dos seus sentimentos e de sua memória emocional e é, justamente, a ela à quem o elemento Água recorre para extrair significado quando se encontra diante de o seu objeto de análise no mundo físico.
Por fim, o elemento Ar se relaciona com o mundo a partir da racionalização das coisas. Assim, ele tende a responder uma pergunta com outra, sempre mantendo certo distanciamento na hora de extrair significado de algo e sempre buscando trazer à tona outros significados e curiosidades acerca daquilo com que se relaciona.